Fechar

Empreendimentos

Em andamento
Lotes à venda
Obras Concluídas
Próximos lançamentos

Tipo de negócio

Locação
Venda

Cidade

Brasilândia
Iacri
São Paulo
Lucélia
Presidente Prudente
Presidente Bernardes
Irapuru
Dracena
Junqueirópolis
Alfredo Marcondes
Osvaldo Cruz
Mato Grosso do Sul

17

jul | 2019

Mercado de arquitetura e urbanismo cresce 5,4% no Brasil, afirma CAU

Descer página

Mercado de arquitetura e urbanismo cresce 5,4% no Brasil, afirma CAU

O mercado de arquitetura e urbanismo brasileiro vem demonstrando sinais de recuperação e crescimento. É o que constata o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) no Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019. De acordo com levantamento realizado pelo órgão, o setor apresentou crescimento de 5,4% em 2018, com mais de 1,5 milhão de serviços realizados por arquitetos e urbanistas em todo o país em relação ao ano anterior.

Este é o segundo ano consecutivo de crescimento dos serviços de arquitetos e urbanistas no Brasil. Foram 1.527.026 serviços prestados por profissionais com Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), quase 80 mil atividades a mais do que em 2017, quando 1.448.891 serviços foram registrados. Reunindo 1/4 das atividades realizadas no Brasil, São Paulo foi o estado que apresentou o maior crescimento: 9%.

Oportunidades para arquitetos e urbanistas

O anuário ainda traçou um panorama sobre os campos de trabalho ocupados por profissionais da arquitetura atualmente. Segundo a pesquisa, Projetos Arquitetônicos e Execução de Obras continuam sendo as principais atividades realizadas por arquitetos e urbanistas no país. 85% dos trabalhadores estão justamente nessas áreas, sendo que projetos respondem por mais da metade do total de trabalhos e serviços prestados no Brasil.

Destaca-se também o aumento das atividades ligadas à Execução de Obras: houve um crescimento de 6,3% em 2018 – o que representa 30.000 execuções de obras a mais que 2017. Mas outras duas áreas vem ganhando destaque entre os profissionais: Engenharia de Segurança do Trabalho, com 22% de alta em 2018, e Meio Ambiente, que registrou crescimento de 14%.

Confira a íntegra da pesquisa aqui.

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

*Ao enviar este formulário, você concorda em receber materiais de marketing e comunicações. Você também concorda com nossa Política de Privacidade.

oito + quinze =